PONTEIRAS FILTRANTES

Clique nas imagens para ampliar

Quando a fundação de uma edificação está situada sob um reservatório de água subterrânea – ainda que somente parte de tal construção –, é preciso executar um procedimento denominado rebaixamento de lençol freático. Esse procedimento pode ser executado de diversas maneiras, dentre elas, a instalação de ponteiras filtrantes.

Em vista das vantagens proporcionadas por esse método, são várias as motivações que podem levar à instalação de ponteiras filtrantes, como por exemplo: o exercício de interferência na execução da obra e a capacidade de atingir aspectos, como a segurança e até o nível de estabilidade da construção.

REBAIXAMENTO DE LENÇOL FREÁTICO COM PONTEIRAS FILTRANTES

Também conhecidas sob o nome well-points, as ponteiras filtrantes designam um sistema de drenagem estabelecido rumo à fundação de um edifício. As ponteiras funcionam a partir da inserção de tubo coletor de 4 polegadas, com distância de 1 cm entre cada tomada de água – que são perfurações ao longo da extensão do tubo coletor. Conectados às tomadas de água ficam as luvas, com dimensões de 1 ¼ polegada a 1 ½ polegada, que são responsáveis pela ligação com as ponteiras filtrantes.

A captação hídrica proveniente do lençol freático é conduzida pelas ponteiras por meio do tubo coletor, rumo à câmara de vácuo. A peça em questão executa a divisão da água e do ar presente nela. Ademais, nessa parte, a água é expelida da edificação.

CARACTERIZAÇÃO DAS PONTEIRAS FILTRANTES

Em geral, as ponteiras filtrantes configuram tubos de PVC com furos nas partes de cima e de baixo; os tubos podem ser entelados ou ranhurados. Para a correta instalação do sistema, é preciso levar em consideração o posicionamento do tubo coletor, que determinará o modo de associação das ponteiras com o elemento a ser drenado.

Há um outro aspecto relevante para o funcionamento das ponteiras filtrantes, que corresponde à exclusão completa do ar durante o rebaixamento. O vácuo é imprescindível para o desenvolvimento das atividades das ponteiras e do sistema como um todo e por isso deve-se certificar-se de que o sistema não contém ar dentro de si. Para garantir ponteiras filtrantes com funcionamento excelente, é preciso contratar uma empresa competente e com experiência no segmento de fundação e geotecnia, só assim, o rebaixamento de reservatórios subterrâneos, bem como outros procedimentos, poderá ser executado com segurança e eficiência. Para o cumprimento de tais demandas, conte com a Tecnogeo Engenharia e Fundações Ltda. para todo o Brasil.

PONTEIRAS FILTRANTES E TRADIÇÃO NA TECNOGEO

A infraestrutura de atendimento e prestação de serviços são prioridades na TECNOGEO. Com amplo espectro de investimento em recursos de modernização e com pessoal tecnicamente capacitado, a empresa configura o maior nome em geotecnia e fundações do país – e não por acaso, a empresa está associada a fornecedores conceituados e é afiliada à ABEF, sendo referência em racionalização de obras e técnicas de melhoramento do solo.

Para saber mais sobre Ponteiras filtrantes

Ligue para 11 3723-7900 / 11 4613-4747 / ou clique aqui e entre em contato por email.