ESTABILIZAÇÃO DE ENCOSTAS

Clique nas imagens para ampliar

Os fenômenos que podem levar uma encosta à ruptura são aqueles que levam a um aumento dos esforços atuantes ou uma diminuição da resistência do material que compõe o talude ou o maciço como um todo. Para contornar essas adversidades, as empresas especializadas dispõem de várias metodologias para estabilização de encostas.

Cada vez mais, o estudo de procedimentos de estabilização de encostas e suas formas de execução evoluem. Os softwares de cálculo e os recursos para elaboração de modelos digitais permitem atualmente compreender e simular as mais variadas situações para se conceber várias alternativas de processos, para estabilização de encostas e assim definir a mais viável para os casos em estudo. As desastrosas consequências de acidentes de escorregamento e desmoronamento exigem grande preparo das empresas de projeto e execução de estabilização de encostas para que as dotem de dispositivos capazes de resistir aos fatos geradores desses fenômenos.

Pode-se dizer que a ocorrência dos escorregamentos nas encostas pode aumentar devido ao:

  • Aumento da ocupação urbana de áreas sujeitas a escorregamentos;
  • Destruição contínua da cobertura vegetal dessas áreas;
  • Intervenção desordenada na sua topografia;
  • Descontrole do regime de precipitação pluvial causada pelas mudanças climáticas mundiais.

POSSÍVEIS INTERVENÇÕES PARA ESTABILIZAÇÃO DE ENCOSTAS:

Os principais métodos de intervenção para a estabilização de encostas podem ser:

  • Retaludamento: mudança na geometria, visando recompor condições topográficas de maior estabilidade;
  • Captação e condução adequada de água contida no interior do maciço e de escoamento superficial;
  • Tratamento superficial preventivo com recobrimento da superfície da encosta com vegetação rasteira, geossintéticos ou revestimentos rígidos de argamassa ou concreto;
  • Solo grampeado (soil nailing): que consiste na introdução de barras metálicas, grampos, telas e revestimento com concreto projetado;
  • Cortinas atirantadas: que consiste em paredes de contenção em concreto armado, ancoradas no maciço por tirantes protendidos.

TECNOGEO – EXCELÊNCIA EM ESTABILIZAÇÃO DE ENCOSTAS

A TECNOGEO se destaca no setor por oferecer várias alternativas técnicas de estabilização de encostas, entre elas solo grampeado e cortinas atirantadas.

Com um variado portfólio de serviços, equipamentos modernos e uma equipe de técnicos altamente qualificados, a TECNOGEO ocupa um lugar de liderança em serviços de fundação e engenharia geotécnica, sendo referência em atividades como estabilização de encostas e reforço de fundações em edifícios antigos ou históricos. A empresa conta com uma equipe de atendimento que abrange todo o território nacional.

Para saber mais sobre Estabilização de encostas

Ligue para 11 3723-7900 / 11 4613-4747 / ou clique aqui e entre em contato por email.