ENFILAGEM

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Enfilagem é um dispositivo cujo objetivo é estabilizar abóbadas de túneis, através da execução de uma câmara cônica acima da sua geratriz superior e na frente de escavação. Essa estabilização se dá por enrijecimento do solo local e arqueamento dos seus esforços de empuxo por conta da inserção das enfilagens. Os processos mais aplicados são os de enfilagem tubular injetada e ccph de bulbo contínuo.

Na enfilagem tubular injetada, são utilizados tubos de aço providos de furos nas suas paredes, distribuídos ao longo do seu comprimento com espaçamentos regulares, cobertos com um tubete de borracha (válvula manchette), por onde será injetada a calda de cimento.

Esses tubos são instalados em perfurações executadas com perfuratriz rotativa ou à roto-percussão. A injeção de calda de cimento na enfilagem é executada com bombas injetoras especiais, dotadas de instrumentos de controle de vazão, pressão e volume injetado.

O resultado final é um tubo de aço envolto por uma camada de cimento, que instalado no solo em posição estratégica, lhe confere capacidade de suporte para permitir o avanço da escavação do túnel.

Na enfilagem utilizando a metodologia de ccph de bulbo contínuo, primeiramente é executada a perfuração do solo com utilização de ferramenta especial. Atingida a profundidade desejada essa ferramenta (hidromonitor) é retirada com rotação e velocidade de remoção controladas, enquanto através dela é simultaneamente injetada calda de cimento, também com controle de vazão e pressão. Ao final dessa operação se formou uma coluna cilíndrica de solo enriquecido com cimento, na qual imediatamente se introduz o elemento de aço que constituirá a armadura da enfilagem.

 

PRINCIPAL APLICAÇÃO DA ENFILAGEM

 

A enfilagem é um importante elemento estrutural na execução de túneis, conferindo segurança ao avanço da escavação pelo seu efeito de estabilização da abóbada de solo, até que seja executada a estrutura final de contenção e revestimento. Sua execução exige precisos controles de locação, direcionamento e comprimento, para garantir o próximo avanço de escavação e a repetição de um novo ciclo de instalação.

A disposição da enfilagem forma uma superfície radial cônica, executada sequencialmente e intercalada com avanços na escavação do túnel, em intervalos regulares pré-estabelecidos em projeto.

 

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