Rebaixamento de lençol freático

A execução de rebaixamento do lençol freático consiste na captação, condução e despejo das águas existentes no subsolo, permitindo a execução de serviços abaixo do nível do lençol freático. O rebaixamento do lençol freático pode ser permanente ou temporário, dependendo das necessidades de cada obra.

A escolha do sistema a ser utilizado depende das características de cada obra, tendo em vista o tipo de solo, profundidade de escavação e nível do lençol freático.

Os sistemas utilizados para rebaixamento do lençol d’água são:

  • Sistema de ponteiras filtrantes a vácuo (well-points);
  • Sistema de poços profundos com emprego de injetores;
  • Sistema de poços profundos com emprego de bombas de eixo verticais.

Aplicações

  • Implantação de estruturas enterradas abaixo do nível do lençol freático;
  • Alívio de pressões de água em parede-diafragma;
  • Estabilização de escavações taludadas.
Serviço de Rebaixamento de Lençois Freáticos
Serviço de Rebaixamento de Lençois Freáticos
Serviço de Rebaixamento de Lençois Freáticos


Clique nas imagens para ampliar

A execução do rebaixamento de lençol freático consiste na captação, condução e despejo das águas existentes no subsolo, o que permite a execução de serviços abaixo do nível do lençol freático. O rebaixamento de lençol freático pode ser permanente ou temporário, dependendo das necessidades de cada obra.

SISTEMAS UTILIZADOS PARA REBAIXAMENTO DE LENÇOL FREÁTICO

A escolha do sistema a ser utilizado no rebaixamento de lençol freático depende das características de cada obra, tendo em vista o tipo de solo, profundidade de escavação e nível do lençol freático. Há diversos sistemas utilizados para esse serviço, alguns deles são:

  • O sistema de ponteiras filtrantes a vácuo (well-points) – onde a água é sugada através de ponteiras constituídas por tubos com pontas ranhuradas, conectadas a bombas de vácuo através de um tubo coletor. Essa água é coletada através de bombas d'água e despejada fora da zona de influência do rebaixamento.
  • Sistema de poços profundos com emprego de injetores - um sistema para retirada da água do subsolo de forma induzida, ou seja, não-gravitacional. Seu processo envolve: perfuração do poço, instalação de tubo filtrante, desenvolvimento, instalação de bomba injetora e injetor e por fim, o funcionamento do sistema.
  • Sistema de poços profundos com emprego de bombas de eixo verticais – esse sistema de rebaixamento de lençol freático é empregado nos mesmos casos de injetores, porém utilizam bombas submersíveis instaladas dentro de tubo filtro.

O uso desses sistemas pode ser aplicado em diversos trabalhos no rebaixamento de lençol freático, mas é preciso levar em conta as características desse solo e quais os riscos que podem ocorrer. Podem ser aplicados em:

  • Implantação de estruturas enterradas abaixo do nível do lençol freático;
  • Alívio de pressões de água em parede-diafragma;
  • Estabilização de escavações taludadas.

EXCELENCIA E QUALIDADE NO TRABALHO DE MELHORIAS EM SOLOS

A Keller Tecnogeo tem grande destaque no segmento de engenharia geotécnica e em obras de grande porte de longa duração, como por exemplo, o seu destaque na atuação em toda a linha amarela do Metrô de São Paulo. 

Ao tratar do rebaixamento de lençol freático, a empresa executa ponteiras filtrantes a vácuo (well-points), poços profundos com injetores, poços profundos com bombas submersas e drenos sub-horizontais profundos.

A Keller Tecnogeo atua fortemente há 30 anos, no segmento de fundações e engenharia geotécnica, com ampla experiência na realização e execução de projetos, possibilitando obter um grande respaldo de seus clientes no que concerne à excelência de seus serviços.