Estacas Raiz

Estaca-raiz em solo e rocha: é uma estaca moldada “ in loco” executada através de perfuração rotativa ou roto-percussiva, revestida integralmente no trecho em solo, por meio de tubo metálico (tubo de revestimento) que garante a estabilidade da perfuração. No trecho em rocha há redução do diâmetro. (ABEF, 2004).

A estaca tipo raiz se caracteriza: pelo atrito lateral elevado com o maciço (solo ou rocha) mediante aplicação de carga, pela versatilidade dos equipamentos utilizados que podem acessar áreas confinadas, pela execução com grandes inclinações e por atingirem grandes profundidades.

Em razão da ausência de vibrações e de descompressão do terreno, no processo de perfuração, a estaca tipo raiz garante a integridade de edificações próximas eventualmente sensíveis.

Também em razão do seu método executivo, sua utilização torna-se possível mesmo em perfis geológicos com presença de matacões, rocha e até concreto.

As estacas-raiz são executadas perfurando o solo com emprego de rotação ou roto-percussão, pela circulação de água, ou ar comprimido, com revestimento do furo no trecho em solo, na direção vertical ou inclinada, e injeção posterior e ascencional de argamassa, ao mesmo tempo em que são retirados os segmentos do revestimento.

Aplicações

Podem ser aplicadas em vários casos, entre os quais se destacam os seguintes:

  • Fundações em locais de difícil acesso (interior de edificações, torres de linhas de transmissão, máquinas, abóbadas de túneis);
  • Fundações de terrenos com grande densidade de matacões (blocos de rocha);
  • Reforço de fundações;
  • Estabilização de encostas;
  • Paredes de contenção;
  • Fundações de pilares junto a divisas (redução de excentricidade).
Estacas Raiz Estacas Raiz Estacas Raiz