Enfilagem / DHPs / Injeções de Consolidação (obras de Túneis)

Enfilagem (Tubular injetada e bulbo contínuo)

O objetivo das enfilagens é estabilizar abóbadas de túneis, através da execução de uma câmara cônica acima da geratriz superior do túnel e na frente de escavação.

Enfilagem com tubo manchete

São tubos de aço SCH 80, providos de furos de diâmetro ¼” a cada metro, cobertos com um tubete de borracha (válvula), fixada ao tubo sobre os furos, com diâmetro interno compreendido entre 40 e 63 mm e comprimento da ordem de 15,00 m.

Estes tubos são instalados em perfuração executada com perfuratriz rotativa ou roto-percussão; a injeção é executada com bomba a pistão e válvula de retorno de calda, que permite o controle da vazão injetada.

Aplicações

Estabilização de abóbadas de túneis.

Túneis
Túneis
Túneis

DHPs (Drenos horizontais profundos)

Drenos horizontais profundos (DHP) são tubos de PVC perfurados e entelados instalados em perfurações sub-horizontais, com inclinação entre 5 e 10 graus a partir do eixo horizontal, executadas no maciço a ser drenado. Estas perfurações tem diâmetros que variam de 2 a 4 polegadas, e o tubo PVC de 1 ½ a 3 polegadas.

O comprimento de um DHP pode atingir até 100 metros (no caso de drenagem de talus), mas os comprimentos mais usados ficam no entorno de 10 a 20 metros. Como o diâmetro dos tubos é relativamente pequeno, são necessárias várias perfurações para se drenar a água do subsolo. O número de perfurações vai depender do volume de água a ser drenado.

Aplicações:

Drenagem para:

  • Estabilização de encostas naturais;
  • Estabilização de cortes e aterros.

Injeções de Consolidações

A tecnologia de Jet Grouting está consagrada como tratamento de solos, através de injeções de calda de cimento a altas pressões. Entretanto, em alguns casos esta técnica não é a mais adequada, em função das condições locais, ou seja, interferências, estruturas enterradas, áreas confinadas etc.

A injeção de caldas de microcimentos, que em função da baixa viscosidade e de utilizar aglomerante composto por partículas finas, além de baixas a médias pressões, permeia o solo granular, adquirindo resistência e coesão, após seu tempo de cura.

Aplicações

Consolidação de solos moles, ou seja, com baixo valor de NSPT.

Túneis Túneis

Pré-injeção em maciço rochoso

A técnica consiste na injeção de calda de microcimento utilizando pressões moderadas a altas, com vazões controladas, através de perfurações horizontais ou sub-horizontais, executadas a roto-percussão em posições próximas da abóbada e no sentido do túnel a ser escavado.

É um trabalho cuidadoso e requer a participação de profissionais com experiência prática na execução dos serviços, pois a própria tecnologia é norteada com diversos detalhes específicos, além de etapas sensíveis de percepção especializada.

Aplicação:

Esta tecnologia oferece a possibilidade segura e controlada de se reclassificar rochas nos procedimentos de escavações de túneis.

Túneis