Cortina Atirantada

Serviço de Cortinas atirantadas são contenções sustentadas por tirantes protendidos, ancorados profundamente no maciço, e que se caracterizam por serem autoportantes, ou seja, não dependem de nenhum outro apoio, contendo os maciços instáveis, quer sejam naturais, constituídos por corte ou em aterros.

Dada a versatilidade dos equipamentos empregados na sua confecção e à sua metodologia executiva, a cortina atirantada é uma solução sem restrição de aplicabilidade, mesmo em locais de difícil acesso e em qualquer tipo de solo.

Aplicações

  • Contenção de encostas naturais;
  • Contenção de cortes e aterros em obras rodoviárias e ferroviárias;
  • Contenção de cortes e aterros para constituição de platôs em terrenos acidentados.
Serviço de Cortinas Atirantadas
Obra centro de distribuição ARCOM - Via Anhanguera - SP

Clique nas imagens para ampliar

A cortina atirantada pode ser definida como uma placa de contenção, suportada por tirantes ancorados no maciço a ser arrimado e que tem como característica ser autoportante, ou seja, não depende de nenhum outro escoramento para conter maciços instáveis, quer eles sejam naturais, resultantes de corte ou aterro.

Dada a versatilidade dos equipamentos empregados e à sua metodologia executiva, a cortina atirantada é uma solução de grande aplicabilidade, mesmo em locais de difícil acesso e nos mais variados tipos de solo.

A cortina atirantada é empregada constantemente em contenção de encostas. Sua execução se dá em pequenos trechos alternados, isto é, vai se executando a placa de concreto (concreto projetado ou moldado in loco) em etapas sucessivas até que se complete a área necessária para conter o maciço à montante.

Simultaneamente, são executados os tirantes através da perfuração do solo ou rocha com equipamentos especiais desenvolvidos para esse propósito, onde se instala o tirante e se procede a injeção de calda de cimento para sua ancoragem. Após a cura da calda de cimento e do concreto da cortina, é executada a protensão do tirante. A cortina atirantada é executada em um processo contínuo, seguindo uma sequência lógica que garanta sua estabilidade.

 CORTINA ATIRANTADA E SUAS VARIADAS APLICAÇÕES:

  • Contenção de encostas naturais;
  • Contenção de cortes e aterros em obras rodoviárias e ferroviárias;
  • Contenção de cortes e aterros para constituição de platôs em terrenos acidentados.
  • Contenção de cavas em obras de Metrô;
  • Contenção de maciços de emboques na construção de túneis;
  • Ancoragens de lajes de subpressão;
  • Ancoragens de fundação de estruturas sujeitas à tombamento.

A Cortina atirantada pode ser executada em locais com presença de água no interior do maciço. Essa água do solo é captada e conduzida através de elementos denominados DHP – drenos sub-horizontais profundos, aliviando o empuxo na placa de concreto. A cortina atirantada é uma solução muito versátil para obras implantadas em topografias acidentadas, constituindo vários níveis planos e gerando áreas de melhor aproveitamento.

KELLER TECNOGEO: EXCELÊNCIA E QUALIDADE EM SEUS SERVIÇOS DE CORTINA ATIRANTADA

Milhões de metros de ancoragens já foram entregues sob a responsabilidade da Keller Tecnogeo, incluindo obras de tirantes especiais, participando ativamente em grandes obras de contenção e fundações nas obras do setor imobiliário e de infraestrutura.

A ampla experiência na idealização e execução de projetos, possibilitou que a Keller Tecnogeo obtivesse grande reconhecimento de seus clientes no que concerne à excelência de seus serviços.